Um tributo as vítimas da explosão do porto de Beirute ocorrerá no dia 01 de agosto, às 17h, na sala de sessões do antigo e histórico STF, na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras (CONFELIBRA) e do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro.
Em Beirute, a associação de famílias das vítimas, que luta há quatro anos para conseguir justiça, também está convocando uma manifestação para a área do porto.
O governo libanês anunciou o dia nacional de luto no domingo, 4 de agosto de 2024. As bandeiras serão hasteadas a meio mastro, e os programas de rádio e TV serão ajustados para homenagear as vítimas da explosão.
Foi no dia 4 de agosto de 2020, no auge da pandemia da Covid-19, um incêndio em um armazém no porto da capital libanesa, provocou uma das maiores explosões não nucleares da história. Bairros inteiros foram destruídos, mais de 200 pessoas morreram, mais de 6.500 ficaram feridas e quatro anos depois, o povo libanês continua buscando por justiça e responsabilização.