
A Embaixada dos Estados Unidos no Líbano anunciou nesta quinta-feira (31) que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional fornecerá US$ 64 milhões para ajudar a alimentar pessoas que estão em vulnerabilidade social no Líbano. Os Estados Unidos são o maior doador bilateral de assistência humanitária no Líbano. Esse financiamento adicional através do Programa Mundial de Alimentos da ONU fornecerá assistência alimentar de emergência para mais de 740.000 pessoas.
A doação incluirá arroz, grão-de-bico, macarrão, lentilha e outros itens não perecíveis, além de vouchers para a compra de alimentos em mercados locais, apoiando assim a economia libanesa.
O Líbano enfrenta um aumento da insegurança alimentar em meio à crise econômica em curso no país, bem como aos impactos prolongados da pandemia COVID-19 e da explosão do porto de Beirute em agosto de 2020.
Esta situação é agravada pela guerra de Putin contra a Ucrânia devido à dependência do Líbano do trigo importado, principalmente da Ucrânia.
O governo dos Estados Unidos contribuiu com quase US$ 510 milhões em assistência ao Líbano desde outubro de 2020. “Os Estados Unidos continuam profundamente preocupados com o aumento das necessidades humanitárias no Líbano e continuam a exortar outros doadores a aumentar suas contribuições para essa resposta”,