O médico Joe Baroud, cirurgião plástico libanês, ofereceu cirurgias plásticas gratuitas para as vítimas da explosão do porto de Beirute, em agosto de 2020 e, assim, salvou mais de 400 rostos.
Joe está usando suas habilidades médicas para apagar as cicatrizes físicas permanentes que foram deixadas nas vítimas, na esperança de aliviar suas cicatrizes mentais. As vítimas eram aliviadas da dor de ter que ver suas cicatrizes diariamente toda vez que olhavam para os espelhos.
Mais de 7.000 pessoas ficaram feridas pelo impacto da Explosão de Beirute, como a quebra de vidro que deixa uma cicatriz permanente no rosto ou no corpo.
Mais de 400 vítimas que sofreram ferimentos faciais graves ou queimaduras no rosto foram atendidas no consultório do doutor Baroud. Como ele descreveu, nos meses após a explosão, os quatro quartos em sua clínica estavam tão cheios que até os corredores estavam repletos de pessoas.
As cirurgias reconstrutivas foram financiadas diretamente por ele. O médico trabalhava para pacientes particulares e com o dinheiro, custeava as despesas necessárias para que pudesse ofertar atendimento e tratamento para as vitimas da explosão.
O médico fez 15 cirurgias todos os dias, o que totaliza até 400 cirurgias nos últimos dois anos.