O Catar anunciou nesta quinta-feira (30) que doará US$ 60 milhões em ajuda ao Exército libanês, grande parte da população do país que sofre uma crise econômica sem precedentes, anunciou o Ministério das Relações Exteriores do Catar.
Em um comunicado à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores do Catar disse que o país do Golfo concederá “uma quantia de 60 milhões de dólares como parte de seu apoio ao Exército libanês”.
O principal diplomata do Catar, o xeque Mohammad bin Abdel Rahman Al Thani está atualmente visitando Beirute. “Este anúncio faz parte do apoio contínuo do Catar à República Libanesa”, de acordo com a coletiva de imprensa do Ministério.
O descontentamento vem se formando nas forças de segurança, já que a moeda do Líbano perdeu mais de 90% de seu valor em relação ao dólar, reduzindo os salários da maioria dos soldados para menos de US$ 100 por mês.
Para complementar seus baixos salários, muitas tropas tomaram empregos extras e alguns desistiram, levantando preocupações de que a instituição – uma das poucas no Líbano que pode reunir o orgulho nacional e criar unidade em suas comunidades sectárias fraturadas – poderia estar desgastando.