UEFA EURO 2020, que seria disputada em junho e julho deste ano
A UEFA anunciou hoje o adiamento da sua principal competição de seleções, a UEFA EURO 2020, que seria disputada em junho e julho deste ano. A saúde de todos os envolvidos no futebol é a prioridade, além de evitar pressionar desnecessariamente os serviços públicos nacionais envolvidos na realização de partidas. A mudança ajudará a concluir todas as competições regionais, atualmente suspensas devido à emergência do COVID-19.
Todas as competições e jogos da UEFA (incluindo amistosos) de clubes e seleções nacionais, masculinas e femininas, foram suspensas até novo aviso. Os jogos do “play-off” do UEFA EURO 2020 e os amistosos internacionais, marcados para o final de março, serão disputados na janela internacional do início de junho, sujeitos a uma nova avaliação da situação da pandemia.
Foi criado um grupo de trabalho, com a participação de ligas e representantes de clubes, para examinar soluções de calendário que permitiriam a conclusão da temporada atual e qualquer outra consequência das decisões tomadas hoje.
As decisões, tomadas pelo Comité Executivo da UEFA, seguiram-se a reuniões de videoconferência realizadas hoje com os presidentes e secretários-gerais das 55 federações nacionais, bem como com representantes da Associação Europeia de Clubes, Ligas Europeias e FIFPro Europe, convocados pelo Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, para encontre um plano coerente para romper o impasse de dispositivos elétricos devido à disseminação do vírus pelo continente.
Anunciando as decisões, Aleksander Ceferin disse: “A saúde dos torcedores, funcionários e jogadores tem de ser a nossa prioridade número um e, nesse espírito, a UEFA apresentou uma gama de opções para que as competições possam terminar esta temporada com segurança e estou orgulhoso da resposta dos meus colegas no futebol europeu. Havia um verdadeiro espírito de cooperação, com todos reconhecendo que tinham que sacrificar algo para alcançar o melhor resultado”.
A UEFA EURO 2020 estava programado para ocorrer em 12 cidades da Europa, de 12 de junho a 12 de julho de 2020. As novas datas propostas são de 11 de junho a 11 de julho de 2021. A UEFA gostaria de tranquilizar os compradores de ingressos e clientes de hospitalidade de que, se eles não puderem comparecer, torneio em 2021, o valor nominal de seus ingressos e pacotes será reembolsado integralmente.