
O Governo do Brasil, por meio da embaixada em Beirute, comunicou nesta segunda-feira (04), todos os cidadãos brasileiros residentes no Líbano e que ainda não conseguiram deixar o país nos voos de repatriação, que comprem seus bilhetes aéreos.
De acordo com o comunicado, foi realizada uma parceria com a companhia aérea Middle East Airlines (MEA) e que os cidadãos com passaporte brasileiro terão prioridade nos embarque para voos com destinos a Abu Dhabi, Doha, Frankfurt, Istambul, Londres, Madri, Milão, Paris e Roma.
O comunicado reforça o pedido do Governo do Brasil para que os seus cidadãos deixem o Líbano por meios próprios. “Atendendo a pedido da Embaixada do Brasil, a Middle East Airlines dispõe-se a dar prioridade a passageiros portadores de passaportes brasileiros em um número determinado de assentos no voo 241 em direção a Madri nos dias 9, 12, 16 e 19 de novembro corrente, bem como no voo 217 em direção a Frankfurt nos dias 10, 12, 14, 16 e 17 do mês em curso. A reserva e a compra do bilhete ficam a cargo de cada passageiro. Também cabe a cada interessado as eventuais reserva e compra de bilhetes para voos de conexão nessas duas cidades para o Brasil.”
No último mês de setembro, o Governo do Brasil, solicitou reforlo orçamentário para repatriação dos brasileiros.
A Medida Provisória (MP) 1.264/2024 abriu crédito de R$ 80 milhões para o comando da Aeronáutica, via Ministério da Defesa, garantir a logística de transporte e apoio humanitário.
O texto previa que os recursos serão empregados em transporte aéreo logístico de pessoas, animais domésticos e materiais e apoio humanitário na região conflagrada no Oriente Médio. De acordo com o governo, a urgência se justifica pela necessidade de resposta rápida e efetiva para proteger e preservar a vida de cidadãos brasileiros, que precisam ser retirados do local de conflito porque ainda há possibilidade de novos ataques.