O Governo do Líbano divulgou novas regras para os viajantes com o propósito de conter um possível surto da doença no país. É necessário apresentar um certificado internacional válido para vacinação completa contra COVID-19.
Viajantes não vacinados devem apresentar comprovação de teste PCR negativo, realizado nas últimas 48 horas, no momento da partida. Alternativamente, um teste rápido de antígeno, realizado nas 24 horas anteriores, também é aceito.
Os certificados de teste de antígeno devem conter um código QR. Os viajantes que passaram menos de 7 dias fora do Líbano estão isentos dos requisitos de teste antes da partida. Menores de 12 anos estão dispensados das novas exigências.
A dose final da vacina deve ter sido administrada pelo menos 14 dias antes da partida. O documento deve ser apresentado em formato digital em inglês, português ou espanhol. Existem isenções para cidadãos não vacinados, residentes e algumas categorias autorizadas. Outras informações podem ser obtidas no site da Embaixada do Líbano em Brasília.
Restrições
No Líbano, é preciso usar máscaras em espaços públicos, ambientes fechados e em transportes públicos. Táxis só são permitidos no máximo 4 passageiros, incluindo o motorista.
Os bares e restaurantes estão abertos a clientes vacinados ou testados recentemente, com limites de capacidade para permitir o distanciamento social.
Exigência de quarentena
Os viajantes não vacinados são obrigados a ficar em quarentena por 14 dias na chegada. A partir do dia 5, um RT-PCR ou teste de antígeno pode ser administrado e se um resultado negativo for recebido, os viajantes podem sair do período de quarentena.