Beirute – No coração da tríplice fronteira entre Argente, Brasil e Paraguai, onde o comércio pulsa em ritmo acelerado, um nome se destaca: Mhamad Mahmoud Ismail, mais conhecido como Magrão. Filho de pais libaneses de Baaloul, no Vale do Bekaa, ele construiu um verdadeiro império no setor de mercado popular em Foz do Iguaçu (PR), cidade que abriga a segunda maior comunidades libanesas do Brasil.
Dono da rede Descontão, referência no segmento, Magrão consolidou sua empresa como uma das maiores do país. Seu comércio, situado no icônico Mercado da Ponte, atrai compradores de todo o Brasil, além de paraguaios e argentinos, disputando clientes com o tradicional polo do Brás, em São Paulo. O segredo? Preços competitivos, atendimento estratégico e uma visão aguçada do mercado do segmento de confecções.
A trajetória de Magrão reflete o espírito empreendedor que acompanha a imigração libanesa no Brasil. Nascido no interior de São Paulo, em Paraguaçu Paulista, mudou-se para Foz do Iguaçu com sua família para aproveitar o aquecido mercado fronteiriço. Com determinação e uma aposta certeira no comércio popular, construiu um negócio sólido que não para de crescer.
Agora, esse legado está sendo passado para a próxima geração. Assim como aprendeu a empreender no segmento de confecções com o pai, Magrão segue ao lado do filho, o jovem empresário Mudi Ismail. Com uma visão inovadora e atento às novas oportunidades, Mudi une sua juventude à experiência do pai para fortalecer ainda mais os negócios da família, que fica na Vila Portes, em Foz.
Nos últimos anos, os empresários ampliaram a presença do Descontão, investindo fortemente em marketing digital. Hoje, a marca domina as redes sociais e alcança clientes em todo o país por meio do e-commerce, expandindo ainda mais o alcance da empresa.
Além do sucesso empresarial, Magrão mantém vivos os laços com suas raízes. Fluente em árabe, é um membro ativo da comunidade islâmica de Foz do Iguaçu, reforçando a identidade e os valores que herdou de sua família libanesa. Sua história é um exemplo de como a força do empreendedorismo libanês segue deixando marcas fortes no Brasil, transformando desafios em oportunidades e construindo legados que atravessam gerações.