De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o Conselheiro Sênior dos EUA para Segurança de Energia Global, Amos Hochstein, está em Beirute também para discutirá soluções sustentáveis para a crise de energia do Líbano e assuntos relacionados a fronteira marítima entre o Líbano e Israel.
“Hochstein destacará a disposição do governo Biden em ajudar o Líbano e Israel a encontrar uma solução mutuamente aceitável para suas fronteiras marítimas compartilhadas para o benefício de ambos os povos ”, disse o Departamento de Estado em um comunicado.
Hochstein substitui John Derocher, que não conseguiu chegar a qualquer acordo nas negociações entre os dois lados, que empacou depois de uma disputa durante a última sessão em um local da Força das Nações Unidas no Sul do Líbano (UNIFIL) em Naqoura em 4 de maio.
A demarcação das fronteiras marítimas é uma prioridade para o Líbano, que está em meio a uma crise econômica que o Banco Mundial classificou entre as piores do mundo desde 1850.
O Líbano também enfrenta uma enorme escassez de combustível. No início deste mês, a eletricidade foi cortada em todo o país por 24 horas, ressaltando a necessidade desesperada de suprimentos de combustível.