No Brasil, os eleitores irão votar neste domingo (08), em São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Brasília, nas eleições parlamentares do Líbano. Os libaneses que vivem em países árabes e muçulmanos votaram na sexta-feira (06).
O número de expatriados que se inscreveram para votar nas eleições 2022 ultrapassou 225.000, e o ministro das Relações Exteriores Abdullah Bou Habib disse esperar que a participação dos eleitores expatriados exceda 70%.
Ele ressaltou que não havia justificativa para preocupações sobre a adulteração de cédulas no Brasil ou em qualquer outro ponto de votação, acrescentando que as urnas mantém dispositivos de rastreamento GPS ligados para acompanhar seu movimento, e serão seladas com cera vermelha na frente dos representantes das listas após o término da votação.
Em seguida, eles serão transportados dos locais de votação para os aeroportos locais, e colocados na chegada ao Líbano no Banque du Liban até que todos os votos sejam contados em 15 de maio, disse o ministro.
Além da presença de delegados para os candidatos que observavam o progresso da votação, existem delegados presentes nos locais de votação no exterior, e a União Europeia foi representada para acompanhar a condução do processo.
Amanhã, cerca de 195.000 cidadãos libaneses estão programados para votar em outros países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, os Emirados Árabes Unidos, EUA, Canadá, Austrália, Rússia, estados membros da UE, bem como várias nações africanas.