A 63ª Feira Internacional e do Livro Árabe de Beirute abriu nesta sexta-feira (04), após três anos de pausa. Ela será aberta ao público diariamente até o próximo dia 13 de março, das 10h às 20h, na Arena Litorânea de Beirute (BIEL).
Fadi Tamim, co-organizador do evento e seu oficial de relações públicas, disse que, apesar do ceticismo das pessoas, houve um apelo muito forte à ideia de organizar a feira este ano. “Este ano, estamos tentando fazer algo do nada. Depois da explosão de Beirute e da destruição do local no centro da cidade, estamos tentando manter o Líbano culturalmente conectado [ao mundo]”, disse ele.
A Arena Litorânea foi destruída pela explosão do porto em agosto de 2020, o que resultou na redução da área do centro de exposições para menos da metade, ou seja, 4.000 metros quadrados.
Esta edição prevê a participação de 90 editoras do Líbano, além de editoras do Iraque, Síria e Egito. Mais de 30 atividades serão realizadas à margem da feira de livros, incluindo seminários culturais, concertos musicais e eventos de assinatura.
A Feira Internacional do Livro árabe de Beirute foi a primeira do gênero no mundo árabe. Organizado pelo Arab Cultural Club, estreou em 1956, na Universidade Americana de Beirute. Então, tornou-se um evento cultural anual que atrai tanto leitores quanto editores. A edição atual vai até 13 de março.
Você pode acompanhar a programação completa na página do facebook do Clube Cultural Árabe. Basta clicar aqui.