O Líbano se prepara para uma injeção de dinheiro de 1,5 bilhão de dólares, com chefes de turistas prevendo um fluxo de cerca de 700 mil visitantes nos próximos dias.
Com a temporada de festas de fim de ano se aproximando rapidamente, os hoteleiros estavam relatando um aumento nas reservas no ano passado, quando o país começou temporariamente a colocar seus problemas econômicos e políticos de lado.
Luzes decorativas e árvores, mercados tradicionais, festivais de música e outros eventos e atividades populares foram definidos para levantar a escuridão do país, já que libaneses, expatriados e viajantes estrangeiros deveriam inundar Beirute e resorts costeiros.
Embora a próxima temporada de férias proporcione um bem-vindo aumento de caixa, a maioria dos especialistas disse que as receitas atuariam apenas como analgésicos para a economia doente do país, a menos que sejam seguidas por um avanço político.
O governador de Beirute, Marwan Abboud, disse que uma série de atividades foram alinhadas para os visitantes da cidade.
Funcionários do Aeroporto Internacional Rafic Hariri observaram que muitos expatriados libaneses, especialmente da região do Golfo, estavam retornando para passar o período festivo com suas famílias.
O aeroporto, que tem funcionado como um ponto de trânsito para os torcedores de futebol que se dirigem ao Catar para a Copa do Mundo, também viu alguns torcedores optarem por ficar no Líbano no caminho de volta do torneio.
Jean Abboud, presidente da Associação de Agentes de Viagens e Turismo, disse que os voos estavam totalmente reservados de 10 a 25 de dezembro, com o número de turistas árabes em ascensão, particularmente da Jordânia, Egito e Iraque. Abboud acrescentou que as reservas aumentaram 38% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O Ministério do Turismo libanês previu que cerca de 700 mil turistas chegarão ao país nos próximos dias.
Pierre Achkar, presidente da Federação Libanesa de Turismo e presidente da Associação de Proprietários de Hotéis, espera que as reservas de hotéis atinjam 60%.
Muitos hotéis de luxo ainda estão passando por restauração após a explosão do porto de Beirute, mas o icônico hotel Phoenicia comemorou recentemente sua reabertura.







