Home Destaques  Israel quebra novamente a barreira do som sobre Beirute e tenta causar...

 Israel quebra novamente a barreira do som sobre Beirute e tenta causar pânico como estratégia de guerra 

91
0
Israel usando estratégia de guerra para apavorar civis em Beirute. Imagem: Reprodução do vídeo
Aviões de guerra israelenses estão voando baixo novamente sobre a capital libanesa, Beirute, nesta segunda-feira (19), quebrando a barreira do som após vários dias de relativa calma.
O exército israelense tem usado essa tática em sua guerra psicológica e causando pânico entre os civis, aqui no Líbano. 

Uso sistemático do “terror sonoro”

O uso de estrondos sônicos faz parte de uma tendência mais ampla de guerra psicológica que Israel trava contra a população libanesa, de acordo com Lawrence Abu Hamdan, especialista em som e fundador da Earshot, uma organização sem fins lucrativos que realiza análises de áudio para rastrear abusos de direitos humanos e violência estatal.

Abu Hamdan disse que, desde a guerra entre Hezbollah e Israel em 2006, que durou 34 dias e deixou 1.100 cidadão libaneses e 165 israelenses mortos. Israel tem violado rotineiramente o espaço aéreo libanês com seus caças para assustar os civis.

“Desde a trégua de 2006, houve mais de 22.000 violações aéreas israelenses do Líbano. Só em 2020, houve mais de 2.000 [violações aéreas] sem resposta do Hezbollah, disse Abu Hamdan à Al Jazeera.

Abu Hamdan acredita que, desde outubro passado, Israel também tem usado estrondos sônicos como um “lembrete acústico de que [Israel] pode transformar o Líbano em Gaza a qualquer momento”.

Ele disse que o uso crescente de estrondos sônicos por Israel reflete a escalada do conflito com o Hezbollah nos últimos meses.

“Há uma escalada e estamos vendo essa escalada no som. A próxima fase da escalada é, claro, a destruição material”, disse Abu Hamdan.