
O governo sul-coreano, através de sua Embaixada no Líbano, anunciou sua decisão de contribuir com cerca de US$ 3,5 milhões para o Líbano através de organizações internacionais e organizações não governamentais. Esta ajuda visa apoiar cidadãos libaneses vulneráveis e refugiados residentes no país.
O embaixador coreano, Park II, disse em um comunicado: “A Coreia sempre demonstrou sua solidariedade com o povo libanês”.
Ele destacou que as contribuições de seu país visam amenizar o impacto econômico no Líbano e atender às necessidades urgentes.
“A Coreia sempre foi um parceiro consistente no caminho para melhorar e fortalecer comunidades vulneráveis no Líbano”, acrescentou Park.
A Embaixada da Coreia explicou que esse apoio incluirá: apoio médico e alimentar, fortalecimento das capacidades locais por meio da prestação de serviços básicos, com foco em soluções como energia renovável, gestão sustentável de resíduos sólidos e apoio agrícola.
Essa contribuição vem além dos esforços da Coreia para apoiar a paz e a estabilidade no sul do Líbano através do batalhão coreano da UNIFIL, que também está trabalhando para aumentar a capacidade das instituições e comunidades locais.
O embaixador afirmou que o novo governo do presidente coreano Yoon Sok-Yeol adotará maiores papéis e responsabilidades no avanço da paz e da prosperidade globais, fortalecendo a cooperação para o desenvolvimento com países ao redor do mundo, incluindo o Líbano.