A União Europeia anunciou nesta quarta-feira (14) que destinou € 229 milhões (US $ 243,7 milhões) ao Líbano para reformas e desenvolvimento econômico em meio à contínua a crise econômica.
A UE disse em um comunicado que esta subvenção financeira deve cumprir certas prioridades, como “melhorar a boa governança e apoiar reformas”, bem como implementar reformas da administração pública que enfatizem a honestidade, a transparência e a prestação de contas.
“Nossa assistência terá como alvo a reforma do serviço público, a reforma da gestão das finanças públicas e o acesso à informação pública”, disse o comunicado. A UE pretende igualmente lutar pela igualdade de género e capacitar as mulheres, aumentando o número de mulheres em cargos de liderança nas esferas pública e política, bem como trabalhando para melhorar as condições de representação das mulheres no mercado de trabalho. A UE também se esforça por apoiar o Líbano, promovendo uma recuperação verde e sustentável, financiando equipamento de poupança de energia para edifícios do setor público, o que contribuirá para tornar a prestação de serviços públicos mais eficaz. A União Europeia continuará a oferecer um apoio significativo aos refugiados libaneses e sírios vulneráveis e a ajudá-los a aceder a serviços essenciais, como a proteção social, a educação, a saúde e a segurança hídrica. A declaração concluiu afirmando que “a União Europeia continua comprometida em apoiar o Líbano e seu povo a avançar em direção à recuperação e estabilidade que merecem”.