“Está tudo pronto para as eleições neste domingo (02)”, afirma o subchefe consular em Beirute, Marlon Mello. São esperados 6.300 eleitores brasileiros nos dois pontos de votação no Líbano. Os eleitores irão votar exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal é o órgão responsável por organizar a votação no Líbano, com apoio de consulado e missões diplomáticas.
Em Beirute são esperados 4.200 eleitores. A justiça eleitoral brasileira disponibilizou seis urnas eletrônica e um forte esquema de segurança está previsto para o próximo domingo.
O eleitor poderá votar usando uma bandeira do Brasil, camiseta do candidato, “Estamos trabalhando para que no domingo possamos ordem e tranquilidade. O eleitor poderá fazer manifestação usando algo que remeta ao Brasil ou Partido. O uso de telefone na cabine de vota está proibido, assim como a boca de urna,” orienta Mello.
Eleitores
Brasileiro com domicílio eleitoral no Líbano precisam ficar atentos. O voto é facultativo para os menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
Quem não puder comparecer no dia da eleição terá de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (a ser entregue após a eleição).
Quem mantém domicílio eleitoral no Brasil, mas estiver no exterior no dia da eleição também terá de justificar a ausência no pleito.