Home Destaques Líbano venderá dólares americanos ilimitados para sustentar a lira em colapso

Líbano venderá dólares americanos ilimitados para sustentar a lira em colapso

144
0
Um homem conta notas de libra libanesa em uma loja de câmbio em Beirute, Líbano, em 11 de janeiro de 2023. Imagem: Mohamed Azakir

O banco central do Líbano começará a vender quantidades ilimitadas de dólares em uma tentativa de deter a crescente desvalorização da lira libanesa, disse o presidente Riad Salameh.

Salameh estabeleceu uma nova taxa para Sayrafa, a plataforma de câmbio do banco central, em 90.000 libras libanesas por dólar na terça-feira (21). Ele estabeleceu a taxa em 70.000 em 1º de março, mas ela subiu constantemente, sendo negociada a 83.500 na plataforma na última segunda-feira.

A taxa do mercado paralelo da lira libanesa enfraqueceu de cerca de 121.000 para o dólar dos EUA na manhã da terça-feira para 140.000 à tarde, levando os moradores a fechar brevemente as estradas com raiva de seu poder de compra em declínio.

A lira perdeu mais de 98% de seu valor desde que a economia começou a se desfazer em 2019. O banco central reavaliou a lira oficialmente de 1.507,5 para 15.000 por dólar americano em fevereiro, mas foi negociado a uma taxa muito menor e variável em Sayrafa.

Unificar as múltiplas taxas de câmbio é um dos vários passos buscados pelo Fundo Monetário Internacional para o Líbano para conquistar um pacote de ajuda de US $ 3 bilhões que o ajudaria a emergir do colapso.

Mas à medida que o Líbano se aproxima da marca de um ano desde que assinou um acordo preliminar com o FMI, os moradores ainda estão lidando com uma variedade estonteante de taxas de câmbio.

Salameh disse em fevereiro que o Líbano ainda tinha cerca de US$ 10 bilhões em reservas em moeda estrangeira. O país tinha mais de US$ 30 bilhões em reservas cambiais quando a crise começou.

Matéria AnteriorLíbano: O Governo da Croácia financia a reabilitação de parques infantis inclusivos para crianças com deficiência
Próxima matériaUnião Europeia e a UNICEF reafirmam o compromisso de apoiar a gestão sustentável da água no Líbano