Home Destaques Mediador dos EUA no Líbano-Israel fala marítimo chegará em Beirute no final...

Mediador dos EUA no Líbano-Israel fala marítimo chegará em Beirute no final da semana

144
0
O presidente libanês Michel Aoun já esteve com o conselheiro sênior de segurança energética dos EUA, Amos Hochstein, no palácio presidencial em Baabda, Líbano. Imagem: Dalati Nohra/Handout - Reuters]

Amos Hochstein, diplomata americano que media as negociações entre o Líbano e Israel sobre sua fronteira marítima compartilhada, estará em Beirute no final da semana, informou um comunicado do palácio presidencial do Líbano.

A declaração dizia que Hochstein estaria no Líbano para acompanhar as discussões com o lado libanês sobre o delineamento, sem fornecer mais detalhes.

Hochstein esteve pela última vez em Beirute no final de julho para reuniões com autoridades libanesas.

Na época, um alto funcionário israelense, falando à Reuters sob condição de anonimato, disse que Hochstein apresentaria uma nova proposta israelense que “inclui uma solução que permitiria aos libaneses desenvolver as reservas de gás na área disputada, preservando os direitos comerciais de Israel”.

Um funcionário libanês disse que a proposta permitiria ao Líbano explorar toda a Qana Prospect, uma área com potencial para conter hidrocarbonetos que atravessa além da Linha 23, uma linha marítima que era originalmente a demanda do Líbano durante as negociações.

Hochstein disse à emissora local LBCI após essa viagem que esperava que a exploração avançasse na área assim que as empresas envolvidas tivessem a “segurança jurídica e diplomática” que resultaria de um acordo.

“Continuo otimista de que podemos fazer progressos contínuos como fizemos nas últimas semanas e estou ansioso para poder voltar à região para fazer o acordo final”, disse Hochstein.