A Associação Médica Libanesa, chefiada pelo médico Raef Rida, está pedindo uma decisão imediata daa autoridades libanesas para que os pacientes estrangeiros paguem em dólares americanos em vez de liras libanesas. O pedido foi feito nesta terça-feira (06).
Rida disse que os pacientes estrangeiros deveriam pagar em dólares ao fazer exames laboratoriais e radiológicos e cirurgias. Ele alega que os estrangeiros não sofrem como os libaneses com a crise econômica e não é razoável que eles troquem dólares no mercado negro e dêem ao médico sua taxa de exame em libras libanesas, argumentou Rida.
“Caso tal decisão seja tomada, todas as instituições e clínicas devem aderir a ela para que ninguém se beneficie à custa da dor dos médicos. Isso permitiria aos médicos continuarem no Líbano ao invés de fecharem suas consultórios e decidirem deixar o país”, concluiu Rida.
Desde o início da crise econômica no Líbano, centenas de médicos e enfermeiras deixaram o país em busca de melhores oportunidades no exterior.