Home Destaques Ministro das Relações Exteriores do Líbano pede investigação sobre ataque de Majdal...

Ministro das Relações Exteriores do Líbano pede investigação sobre ataque de Majdal Shams

48
0
Abdallah Bou Habib diz que o Líbano se prepara para possível ataque israelense. Imagem: NNA

Abdallah Bou Habib, o principal diplomata do Líbano, se encontrou com o major-general Patrick Gauchat, chefe da Organização das Nações Unidas para a Supervisão da Trégua (UNTSO).

A Agência Nacional de Notícias do Líbano (NNA) disse que Bou Habib expressou esperança de que a ONU divulgasse um relatório sobre o ataque de Majdal Shams durante a reunião, dizendo: “Este relatório esclareceria os fatos e desacreditaria a justificativa de Israel de ‘legítima defesa’ para seu ataque aos subúrbios ao sul de Beirute em 30 de julho de 2024.”

Em julho, pelo menos 12 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas em um ataque com foguetes em um campo de futebol na cidade de Majdal Shams, nas Colinas de Golã ocupadas por Israel.

Israel culpou o Hezbollah pelo ataque e usou isso como justificativa para um ataque em Beirute, que matou um comandante sênior do Hezbollah, aumentou drasticamente as tensões regionais e aproximou o grupo libanês e Israel de uma guerra total.

O Hezbollah, que vem realizando ataques diários em território israelense desde outubro em apoio aos palestinos, negou responsabilidade pelas mortes em Majdal Shams.

De acordo com a NNA, Gauchat alertou sobre o risco crescente de escalada ao longo da fronteira entre Líbano e Israel e afirmou que a UNTSO está monitorando a situação em ambos os lados.