Home Destaques Ministros libaneses planejam ações emergenciais para um conflito crescente com Israel

Ministros libaneses planejam ações emergenciais para um conflito crescente com Israel

43
0
O primeiro-ministro Nagib Mikati com sua equipe na quarta-feira no Grand Serail. Imagem: Michel Hallak

O estado de preparação das administrações libanesas no caso de um conflito crescente com Israel esteve no centro de uma série de reuniões no Grand Serail em Beirute entre o primeiro-ministro cessante Nagib Mikati e vários ministros do seu gabinete, informou um comunicado de imprensa.

Com o ministro do Ambiente, Nasser Yassine, o primeiro-ministro discutiu a questão do acolhimento dos deslocados, do plano de emergência sanitária, da segurança alimentar, bem como das quantidades de combustível disponíveis. Estudou também com o ministro das Obras Públicas e Transportes Ali Hamiyé os ficheiros do aeroporto e portos, num contexto de cancelamentos em cascata de voos aéreos para o Líbano e saídas precipitadas de veranistas.

O orçamento esteve também no centro de uma reunião entre o chefe do governo e o ministro das Finanças, Youssef el-Khalil, que contou com a presença do vice-primeiro-ministro Saadé Chami, do diretor-geral do Ministério das Finanças, Georges Maaraoui, e dos conselheiros do primeiro-ministro, Nicolas Nahas. e Samir Daher.

O Hezbollah tem trocado ataques transfronteiriços diariamente durante quase 10 meses com o exército israelita, em apoio ao Hamas em Gaza. Hoje, os receios de uma conflagração regional estão a intensificar-se, tendo o Irã e os seus aliados prometido responder aos assassinatos do líder do Hamas, atribuídos a Israel, e do líder militar do Hezbollah num ataque israelita em Beirute.