A moeda libanesa acaba de registrar uma nova queda histórica no mercado negro, ao atingir as 15.500 liras por um dólar e agravando ainda mais a crise econômica que o país enfrenta desde 2019, uma das piores no mundo desde 1850, segundo o Banco mundial. A moeda do Líbano perdeu 90% do seu valor no mercado negro.
Apesar da oscilação nas últimas semanas entre 12.000 e 13.000 libras por um dólar, a moeda do Líbano registou um novo recuo nos últimos dias, com o dólar a valer mais de 15.000 libras.
No final de 2020, a inflação ultrapassava os 140% e o preço dos produtos alimentares multiplicou-se por cinco desde o início da crise, segundo os números oficiais.
O Líbano registra falta de combustível, medicamentos, alimentos e aumento do desemprego.
A ONU afirma que mais da metade da população libanesa está na linha da pobreza, enquanto os bancos continuam a impor grandes restrições aos clientes. O Banco Mundial chamou isso de uma das depressões mais profundas da história moderna.
A última vez que a libra atingiu o mínimo de 15.000 em março, os manifestantes tomaram as ruas do Líbano por mais de uma semana, bloqueando estradas com a queima de pneus. consulte Mais informação