Home Destaques “Netanyahu coloca reféns em risco para proteger sua carreira política”, disse Merav...

“Netanyahu coloca reféns em risco para proteger sua carreira política”, disse Merav Michaeli

73
0
"Vamos transformar Beirute em Gaza": primeiro-ministro israelita aos militares. Imagem: MI

A situação em Israel está complicado para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Na tentativa de garantir apoio político, ele não está medindo esforços para dar continuidade na guerra entre Hamas.

“Ele está colocando em risco os reféns mantidos pelo Hamas para proteger sua carreira política”, afirmou a chefe trabalhista Merav Michaeli na reunião semanal de seu partido.

“No início da guerra, Netanyahu afirmou que os objetivos da guerra são derrubar o governo do Hamas e trazer os reféns para casa”, diz ela.

“101 dias se passaram e a verdade deve ser dita – Netanyahu falhou. Nenhum desses objetivos foi alcançado”, argumenta.

“O que é necessário para trazer os reféns para casa agora é um acordo que inclua a cessação das hostilidades. Cada dia que passa coloca em risco nossos reféns. Precisamos trazê-los para casa agora”, diz.

“Mas a cessação das hostilidades põe em risco a continuação do governo de Netanyahu. Sua coalizão quer continuar os combates, e é menos urgente que eles devolvam os reféns. Assim, Netanyahu está colocando em risco os reféns para preservar a si mesmo e seu governo. Não podemos permitir que isso aconteça.”

“O regresso dos reféns e a derrubada do Hamas significa que temos de falar sobre o dia seguinte, para promover um acordo político com uma Autoridade Palestiniana forte”, continua, afirmando que “a recusa de Netanyahu em fazer qualquer coisa significa abandonar os nossos reféns e abandonar a segurança nacional de Israel. Esta terrível falha de segurança ficará gravada na sua testa para sempre.”.