O câncer de mama é ainda muito comum entre as mulheres.
A luta contra o câncer uniu mulheres em Angra dos Reis (RJ), na manhã desse domingo (21), no Colégio Naval. Focadas na prevenção do câncer de mama, as mulheres puderam participar de diversas atividades coordenadas pela Marinha do Brasil. Com o tema ‘Câncer de Mama: Toque com Carinho. Remando para Vida’. A MB conseguiu reunir dezenas de militares e mulheres da comunidade. Na ocasião, ocorreu uma palestra com o médico brasileiro-libanês, Aref Muhieddine, idealizador e coordenador do projeto ‘Moça Bonita, o primeiro projeto no mundo voltado para mulheres jovens com câncer. As ações do Outubro Rosa contaram com o apoio da Ultra Med, Associação Angrense de Deficientes Físicos (AADEF), NoaCaNoa e da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV).
A iniciativa do evento partiu do comando do Colégio Naval. O comandante de fragata, Leonardo Barbosa, liderou as atividades, com o apoio das militares. Ele disse que ficou emocionado com os depoimentos das mulheres que venceram o câncer, entre elas, uma tenente do Colégio Naval, que ainda muito jovem, foi diagnosticada com câncer de mama em 2016. Hoje curada, está em lua de mel com o marido e comemora o processo de cura.
“É emocionante vê-las com essa força. Ouvimos depoimento de mulheres que venceram o câncer e daquelas que ainda estão na luta. Foi realmente uma manhã maravilhosa. Estamos felizes em poder auxiliar no processo de prevenção, com o apoio da palestra do doutor Aref, com engajamento de todos do Colégio Naval e da comunidade de Angra”, enfatizou o comandante.
O médico palestrante esclareceu dúvidas das mulheres e explicou a importância de se envolver no combate e no tratamento do câncer, “cada paciente é única. Quando pensamos no ‘Moça Bonita’, pensamos nessas mulheres. Mulheres jovens, que estão no mercado de trabalho, e de repente, se deparam com o diagnóstico. Temos que oferta medicina personalizada, tratamento humanizado. O ‘Moça Bonita’ busca ofertar prevenção, tratamento humanizado e acompanhamento. O nosso objetivo sempre será salvar vidas e estamos prontos para auxiliá-las no que for necessário. A Marinha do Brasil está de parabéns pela iniciativa. É preciso envolver todos e tocar no assunto. A prevenção continuará sendo o melhor remédio”, salientou Muhieddine.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, aproximadamente 600 mil novos tipos de câncer serão diagnosticados em 2018. O câncer de mama é ainda bem comum entre as mulheres brasileiras.