Home Brasil Sem Lula, Bolsonaro e Amoêdo lideram intenção de votos no Líbano

Sem Lula, Bolsonaro e Amoêdo lideram intenção de votos no Líbano

426
0

A internet é a maior fonte de informações para os eleitores.

Os candidatos à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) e João Amoêdo (Novo) são os dois candidatos mais citados entre os brasileiros que irão votar no Líbano, no próximo dia 07 de Outubro. Nos últimos cinco dias, no Líbano, nossa equipe de reportagem ouvi eleitores brasileiros que vivem no país. No Vale do Bekaa, região que também terá seção eleitoral, 80% dos entrevistados, disseram que Bolsonaro é a opção de voto nas próximas eleições. No cenário sem o ex-presidente Lula, os eleitores estão identificados com as propostas de direita do candidato do PSL. Na Capital, Beirute, Amoêdo é o candidato mais lembrado, seguido de Bolsonaro, Alckmin (PSDB) e Haddad (PT), que é descendente de libanês. Os candidatos, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) não foram lembrados.

Como os brasileiros que vivem no Líbano não assistem o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio, Bolsonaro e Amoêdo, que mantém menor tempo em relação ao candidato tucano, levam vantagem no exterior. Os brasileiros estão acompanhando as propostas pela internet. As redes sociais estão sendo as maiores fontes de informações sobre cada candidato. É o que diz Hanna Cury, de Biblos, norte do país,“Escolhi o meu candidato pesquisando na internet. É a única forma que temos de saber o que cada candidato está fazendo e as suas propostas. Na minha casa, por exemplo, decidimos em conjunto o nosso próximo presidente. Foi uma escolha aqui no Líbano e no Brasil. Iremos votar todos no mesmo candidato”, disse a eleitora brasileira.

Já Ali Dahouk, da cidade de Ghazze, no Vale do Bekaa, explica que a sua escolha foi por querer um Brasil melhor, “deixamos o Brasil e voltamos para o Líbano. Foi muito triste deixar tudo e recomeçar. No Brasil vivíamos em um cenário de insegurança. Saíamos para trabalhar e não sabíamos como seria o nosso retorno. Aqui no Líbano me sinto muito seguro. Deixo o carro aberto, com a chave no contato e ninguém mexe. Eu sonho que o Brasil um dia seja assim também. Por enquanto, não penso em viver no Brasil. A criminalidade não nos deixa pensar em voltar”, enfatizou Dohouk.

Em Beirute, Lauver Gonçalves diz ter selecionado os seus possíveis candidatos pela ficha limpa, “Eu tinha um candidato, mas pela internet, acabei sabendo coisas que me desagradaram. Então, busquei outras opções que são ficha limpa. A minha escolha é para o candidato que está demonstrando que irá fazer tudo diferente. Eu não votaria em quem quer liberar armas”, explicou Lauver.

No Líbano

Os 4417 eleitores brasileiros irão votar nas seções no Consulado Brasileiro, em Beirute, localizado no bairro de Sin El Fil, os eleitores cadastrados na região do Vale do Bekaa, poderão votar no Consulado Honorário da cidade de Kab Elias.

Assim como nas eleições no Brasil, o eleitor poderá levar uma “colinha” com o número do seu candidato, mas não pode manifestar sua intenção de voto e tampouco fazer propaganda para o candidato escolhido no local de votação.

Justificativa

Quem estará no Líbano e não estiver apto à votação, terá que justiçar o voto. No Brasil é obrigatório justificar a ausência nas urnas. A justificativa deverá ser feita até 60 dias após o pleito eleitoral. Após três faltas, o título eleitoral poderá ser cancelado e o cidadão brasileiro fica impossibilitado de até mesmo renovar o passaporte.