Home Brasil Eleitores no Líbano: Saibam como votar e justificar ausência

Eleitores no Líbano: Saibam como votar e justificar ausência

381
0

Não é necessário ir até o Consulado para saber o local de votação

Faltando pouco mais de um mês para que os brasileiros escolham o novo presidente do Brasil, os eleitores que transferiram o título para o Líbano, votarão no Consulado de Beirute, localizado no bairro de Sin El Fil e os que foram cadastrados, votarão no Consulado Honorário, na cidade de Kab Elias, no Vale do Bekaa. O título continua com o mesmo número, o que muda é só a zona eleitoral. Só poderão votar àqueles eleitores brasileiros com inscrição eleitoral no Líbano, que se encerrou no último mês de maio e será retomado no próximo dia 05 de novembro. Quem não estiver apto, deverá justificar o voto que é obrigatório no Brasil. Para os adolescentes de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos o voto é facultativo.
O chefe do Setor Consular Brasileiro, Luiz Felipe Czarnobai, explica que no Líbano o brasileiro, com idade entre 18 e 70 anos, votará apenas para Presidência da República. “Estamos preparados para receber todos os brasileiros. Estamos nos organizando para que todos sejam encaminhados para sua zona eleitoral sem nenhum problema. Nos dois Consulados contarão com pessoas para auxiliá-los”.
Quem quer saber o local da votação antes do dia 07 de outubro, não é necessário ir até os Consulados. Basta o eleitor fazer uma busca no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tomará conhecimento do local e da hora da votação.

O eleitor que por ventura não puder votar no dia 07 de outubro, é necessário justificar o voto. Czarnobai orienta que não será possível justificar no Líbano. O TSE orienta que a justificativa deve ser feita até 60 dias após o pleito eleitoral. Após três faltas, o título eleitoral poderá ser cancelado e o cidadão brasileiro fica impossibilitado de até mesmo renovar o passaporte.

Em 2018, segundo o TSE, serão 500.729 mil eleitores brasileiros aptos para votar nas eleições presidenciais no exterior, segundo o TSE. Comparado a 2014, o crescimento foi de 14%. No Líbano, irão as urnas 4417 brasileiros.