A tia de um ex-refém do Hamas em Gaza diz que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu rejeitou várias propostas que teriam visto a libertação de reféns do Hamas em Gaza e está tentando manter a guerra, às custas dos reféns, para permanecer no cargo.
“Esse bloqueio realmente não é com os EUA ou os qataris. Este impasse é com o Governo de Netanyahu”, disse Liz Naftali durante uma conferência de imprensa que os líderes do Senado dos EUA estão a realizar com as famílias dos reféns no Capitólio.
Naftali, cuja sobrinha Avigail Idan, de 4 anos, foi libertada durante uma trégua de sete dias no final de novembro, diz que ela e outros parentes de reféns foram informados sobre vários acordos que teriam visto uma libertação escalonada dos sequestrados restantes, que não foram alcançados por causa de Netanyahu.
“Quando [Netanyahu] diz ao público que quer… trazer para casa todos os reféns, a falta de ação… demonstra claramente para nós que ele quer manter essa guerra para permanecer no cargo”, diz Naftali.