Home Destaques Um grande terremoto matou cerca de 1.700 pessoas e feriu outras milhares...

Um grande terremoto matou cerca de 1.700 pessoas e feriu outras milhares nesta segunda-feira na Turquia e na Síria

158
0
Pessoas vasculham os escombros após um terremoto em Diyarbakir, Turquia, em 6 de fevereiro de 2023. Imagem: Sertac Kayar

Um grande terremoto matou cerca de 1.700 pessoas e feriu outras milhares nesta segunda-feira no centro da Turquia e no noroeste da Síria, destruindo casas e acumulando mais destruição em cidades sírias já devastadas por anos de guerra.

O terremoto de magnitude 7,8, que atingiu antes do nascer do sol no clima amargo do inverno, foi o pior a atingir a Turquia neste século. Foi seguido no início da tarde por outro grande terremoto de magnitude 7,7.

Não ficou imediatamente claro quanto dano foi causado pelo segundo terremoto, que, como o primeiro, foi sentido em toda a região e colocou em perigo as equipes de resgate que lutavam para retirar as vitimas dos escombros, muitas vezes usando as próprias mãos para remover a alvenaria.

“Fomos sacudidos como um berço. Éramos nove em casa. Dois filhos meus ainda estão nos escombros, estou esperando por eles”, disse uma mulher com um braço quebrado e ferimentos no rosto, falando em uma ambulância perto dos destroços de um bloco de sete andares onde morava em Diyarbakir, no sudeste da Turquia.

Na Turquia, o número de mortos ficou em 1.014 pessoas, disse o chefe de sua agência de desastres.

O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que 5.383 pessoas ficaram feridas, mas não pode prever quanto o número de mortos aumentará à medida que os esforços de busca e resgate continuarem. Ele acrescentou que 2.818 edifícios desabaram.

“Todo mundo está colocando seu coração e alma em esforços, embora a temporada de inverno, o clima frio e o terremoto que acontece durante a noite tornem as coisas mais difíceis”, disse ele.