
O Líbano registrou seu primeiro caso de cólera desde 1993, provavelmente resultado de um grave surto na vizinha Síria que cruza a fronteira porosa entre os países, disse o ministro da Saúde Firas Abiad em uma entrevista nesta quinta-feira (06).
Abiad disse que o caso foi registrado em 5 de outubro na região rural norte libanesa de Akkar e que o paciente, um cidadão sírio, estava recebendo tratamento e em condições estáveis.
Um surto de cólera na Síria reivindicou dezenas de vidas, despertando temores em campos lotados para os deslocados que não têm água corrente ou sistemas de esgoto.
O surto da doença transmitida pela água foi ligado pela primeira vez à água contaminada perto do rio Eufrates, mas se espalhou pela Síria, com milhares de casos suspeitos ou confirmados relatados.
A destruição generalizada da infraestrutura hídrica nacional após mais de uma década de guerra significa que grande parte da população síria depende de fontes de água inseguras.
A infraestrutura hídrica do Líbano também está abandonada e o sistema de saúde foi duramente atingido por uma crise financeira de três anos e a explosão do porto de Beirute em agosto de 2020 que destruiu infraestrutura médica crítica na capital.
Apesar da ajuda humanitária dos países doadores, Abiad disse que o setor lutaria para lidar com um surto em larga escala.
“Temos um sinal muito claro de que o sistema de saúde libanês precisa de apoio”, disse ele. “Caso contrário, ele não será capaz de segurar.
Recomendações do Ministério
Após este anúncio, o Ministério da Saúde divulgou as seguintes recomendações e instou cidadãos e moradores a cumpri-las para evitar a propagação da doença:
•. Beba água de recipientes de água selada que são de uma fonte garantida
•. Evite compartilhar os mesmos utensílios com outros
• Lave as mãos com água e sabão regularmente antes de preparar ou comer alimentos, e depois de usar o banheiro
• Manter a higiene pessoal e a higiene dos alimentos
• Cozinhe o alimento muito bem e coma-o imediatamente após cozinhá-lo
• Consulte seu médico imediatamente em caso de diarreia persistente.