
Os brasileiros aqui no Líbano estão ansiosos com a chegada do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que já decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), no início desta quarta-feira (02), com destino a Beirute, no Líbano.
Aproximadamente 220 brasileiros serão repatriados no primeiro voo. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), mais de 3 mil brasileiros desejam deixar o Líbano.
Os bombardeios israelenses, principalmente no sul do país e no subúrbio de Beirute, encorajaram os brasileiros deixarem o Líbano. Nessas localidades, vivem muitos brasileiros da cidade de Foz do Iguaçu (PR). Mas é no Vale do Bekaa que está a maior concentração de brasileiros no Líbano.
A aeronave brasileira fará uma escala em Lisboa, Portugal e depois segue para Beirute. O reabastecimento da volta também está previsto em Portugal. Os próximos voos ainda não estão confirmados. O aeroporto de Beirute ainda permanece aberto, apesar de diversas companhias terem cancelados os seus voos.
à medida que as tensões aumentaram, a embaixada do Brasil em Beirute disponibilizou formulários para os cidadãos brasileiros e muitos fizeram o pedido de repatriação.
A Unidade de Gestão de Riscos de Desastres do Líbano anunciou que 1.873 pessoas foram mortas e 9.134 ficaram feridas como resultado dos ataques israelenses no país desde 8 de outubro do ano passado. Entre os mortos, estão dois adolescentes brasileiros.
“O número de pessoas deslocadas de áreas expostas à agressão israelense ultrapassou um milhão, incluindo 155.600 registradas em abrigos”, disse em seu relatório.