Home Destaques Dicas para viajar para o Líbano durante o Ramadã

Dicas para viajar para o Líbano durante o Ramadã

256
0
Mesquita Mohammad Al-Amin, em Beirute. Foto: MMA
O Ramadã é um mês sagrado para mulçumanos. Trata-se do nono mês do calendário lunar islâmico que, em 2023, acontecerá entre 22 de março e 21 de abril. Para os mulçumanos, este é também um período de consciência espiritual, de amor, caridade.

Muitos turistas ainda têm dúvidas sobre viajar para países islâmicos durante esse período. Mas, no Líbano, quem vem de fora consegue aproveitar as atrações turísticas como em qualquer época do ano.

Restaurantes e lojas, permanecem totalmente abertos durante o Ramadã, não impactando a viagem. Alguns locais têm horários estendidos para que as pessoas possam fazer compras,  e passear depois do desjejum. O bairro de Hamra, famosos por seus cafés e lojas, ganha uma movimentação maior durante o Ramadã. Muitos escolhem restaurantes e cafés do bairro para quebra do jejum.

Durante o período do ramadã, os muçulmanos jejuam o dia todo, começando logo após a Suhoor, refeição realizada antes do nascer do sol, e terminando com o Iftar, logo após o pôr do sol. O jejum do Ramadã é acompanhado de orações e tempo dedicado aos entes queridos.

Para os turistas que irão estar no Líbano durante o ramadã e tem dúvidas sobre como demonstrarem respeito aos mulçumanos que estão jejuando, uma sugestão é que quando estiverem em bairros ou cidades mulçumanas, usar roupas discretas, que cubram os ombros e os calcanhares, e evitar se alimentar em ambientes com pessoas que estão praticando o jejum.

O Líbano é um país do Oriente Médio que se destaca dos outros países da região por ser mais liberal. Na capital, Beirute, igrejas e mesquitas se encontram lado a lado convivendo pacificamente.