Home Brasil Exposição em SP: Imigração libanesa no Brasil, impulsionada por d. Pedro 2º

Exposição em SP: Imigração libanesa no Brasil, impulsionada por d. Pedro 2º

356
0
D. Pedro II ao Líbano em 1876, que impulsionou e muito influenciou a imigração libanesa ao Brasil. Imagem: Infoescola

Na cidade brasileira de São Paulo, na próxima terça-feira (21), será aberta uma exposição no espaço cultural do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Trata-se de uma mostra sobre os 140 Anos da Presença Libanesa no Brasil, impulsionada por d. Pedro 2º. A exposição poderá ser vista até o dia 16 de abril. Entrada gratuita.

Quem for visitar a amostra, encontrará imagens de cadernos de estudos de língua árabe que pertenciam a dom Pedro 2º e do seu diário, fotos da viagem e o desenho das rotas do monarca e dos navios que traziam os imigrantes ao Brasil. A maior parte das imagens foi cedida pelo Museu Imperial de Petrópolis e pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Cultural Brasil-Líbano. Há também parte do acervo do Museu do Imigrante paulista.

A maior comunidade de libaneses e descendentes fora do país está no Brasil. São mais de 10 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As maiores comunidades estão nas cidades de São Paulo e Foz do Iguaçu (PR). Segundo o Banco Mundial, a população do Líbano é estimada em aproximadamente de 5,6 milhões de cidadãos.

“A razão para a maior comunidade libanesa do mundo estar no Brasil é por causa da ida de Dom Pedro 2º ao Líbano 1876, porque lá ele foi recebido muito bem, já tinha uma afinidade com os libaneses que aqui [no Brasil] viviam. Então ele aproveitou e convidou a todos que viessem para cá, dizendo que iria recebê-los de braços abertos, e foi o que aconteceu”, diz a presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.