Home Destaques Primeira vez no Líbano: Cirurgia bem-sucedida para separar gêmeos siameses

Primeira vez no Líbano: Cirurgia bem-sucedida para separar gêmeos siameses

280
0
O ministro interino da Saúde, Firass Abiad, visita meninas gêmeas no Centro Médico da Universidade Americana de Beirute após uma cirurgia de separação bem-sucedida. Imagem: NNA

O ministro interino da Saúde, Firass Abiad, apresentou os detalhes de uma cirurgia bem-sucedida realizada para separar gêmeos siameses no Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, na “primeira operação cirúrgica desse tipo” a ser realizada no Líbano, informou a Agência Nacional de Notícias estatal nesta terça-feira (24).

Abiad explicou que os pais dos gêmeos entraram em contato com ele há seis meses para pedir ajuda depois que um raio-X que a então futura mãe passou mostrou que os gêmeos estavam unidos.

No Líbano, à luz da crise econômica, hospitais e instituições médicas estão sofrendo com a escassez de suprimentos e medicamentos, bem como pessoal médico e de enfermagem.

Abiad explicou que entrou em contato com a AUBMC, que concordou em realizar a operação de separação, apesar da crise atual, e “conseguiu provar a capacidade da Universidade Americana e do sistema médico no Líbano de realizar a operação”.

“De fato, nossas instituições hospitalares ainda são capazes de estar na primeira linha na prestação de cuidados de saúde avançados aos cidadãos e residentes no Líbano e preservar o que eles forneciam antes da crise. Com a melhoria das condições, essas instituições poderão oferecer mais”, disse Abiad.

Ele acrescentou que “o sistema de saúde no Líbano, mesmo que enfrente grandes dificuldades, é um sistema flexível e tem a capacidade de apresentar realizações”.

A preparação para a operação cirúrgica levou quatro meses, quando uma equipe de médicos e enfermeiros se preparou para acompanhar as meninas gêmeas, Riham e Reem, até que elas recebessem alta do hospital.

“A coordenação total entre os membros da equipe e o planejamento de todos os detalhes desempenharam um papel fundamental no sucesso da operação, que exigiu 10 horas e foi caracterizada por grande precisão e extrema sensibilidade, a fim de não ter complicações negativas no órgão separado”, informou o NNA.