
Um alto funcionário da agência da ONU para a infância está pedindo à comunidade internacional que responda à enorme crise humanitária criada pelas operações militares de Israel no Líbano.
O vice-diretor executivo da UNICEF, Ted Chaiban, disse que atualmente cerca de 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas, entre elas 400.000 crianças.
“Quase 190.000 dos que foram forçados a deixar suas casas estão em mais do que abrigos improvisados esperando por uma aparência de segurança – a maioria escolas públicas, enquanto inúmeros outros buscam refúgio com qualquer um que possa oferecer um teto e um lugar para descansar. Alguns não têm outra opção senão a praia ou a rua”, ele disse na ONU.
“O inverno está chegando, está ficando frio aqui, em breve ficará frio em Beirute e precisamos estar prontos para apoiar as famílias quando o tempo esfriar”, disse ele.
“Apelamos à comunidade internacional para agir com urgência. O financiamento é crítico, o apelo da UNICEF está 8 por cento financiado agora. O financiamento deve ser livre de condicionalidades que impeçam uma ação rápida.”