A UNIFIL expressa grande preocupação pela segurança dos civis no sul do Líbano no meio da mais intensa campanha de bombardeamentos israelitas desde Outubro passado.
O tenente-general Aroldo Lázaro, chefe da Missão e comandante da Força da UNIFIL, tem estado em contato com os partidos libanês e israelense, enfatizando a necessidade urgente de desescalada. Estão em curso esforços para reduzir as tensões e travar os bombardeamentos.
Qualquer nova escalada desta situação perigosa poderá ter consequências devastadoras e de grande alcance, não só para aqueles que vivem em ambos os lados da Linha Azul, mas também para toda a região.
Segundo relatos das autoridades libanesas, centenas de pessoas foram mortas ou feridas. Os ataques a civis não são apenas violações do direito internacional, mas podem constituir crimes de guerra.
A UNIFIL reitera o seu forte apelo a uma solução diplomática e insta todas as partes a dar prioridade às vidas dos civis e a garantir que não sejam colocadas em perigo.
É essencial renovar totalmente o compromisso com a implementação da Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que é agora mais crítica do que nunca para abordar as causas subjacentes do conflito e garantir uma estabilidade duradoura.